Biografia

Author: mjr


Minha dedicação e entrega ao estudo da arte vem desde muito cedo. Algo que já nasceu comigo e que me mostrou o quanto é indispensável a expressividade e o estudo de técnicas de diversos meios de comunicação. Comecei com o desenho, como qualquer criança. Mas com o passar dos anos, fui conhecendo materiais e suportes diferentes o que me levou a buscar um aprendizado mais direcionado. Fiz meu primeiro curso em 1987 – Artes plásticas – na UDF. Cursei dois anos e adquiri conhecimento básico para desenvolver minhas próprias pesquisas. O curso era todo voltado a técnicas tradicionais de pintura e desenho. Experimentei diversos tipos de materiais como: tintas, pincéis, papéis, misturas, pigmentos e materiais alternativos. Aprendi que a expressividade individual não se limita ao material usado. A criatividade é independente de qualquer meio externo.

Já na fase de profissionalização, procurei direcionar meu caminho para áreas onde eu pudesse usar sempre o meu conhecimento adquirido. E por conseqüência, crescer a cada descoberta. Fiz o curso de Desenho Artístico e Arte Final, oferecido pelo SENAI-DF. Onde pude aprender sobre design gráfico, programação visual, diagramação e técnicas de ilustração gráfica – charges, quadrinhos, editorial e infantil.

Trabalhei em editoras, gráficas, agências e como free lancer.

Na publicidade, tive a oportunidade de me inserir no mundo da computação. Aprendi a usar os softwares mais exigidos no mercado profissional tanto do meio gráfico quanto web.

Me formei em Licenciatura pela UnB – Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas. Um curso que expandiu meus conhecimentos teóricos sobre arte, história e educação. E devido a interdisciplinaridade do curso, pude me aventurar em áreas como a psicologia, música, sociologia e literatura. O que me auxilia em toda a minha criação, em todas as formas.

Durante todo este processo de auto-realização, sempre desenvolvi desenhos e séries para tatuagens. Vários desenhos criados por mim, foram transformados em tatuagem no decorrer destes anos. No ano de 2007 decidi me tornar um tatuador e comecei minha carreira procurando um profissional que sempre tive respeito. Não só pelo trabalho realizado, mas por ser um artista. Consegui convencer o Danny (Danny Tattoo) de me dar as primeiras “dicas” neste novo caminho, para que não cometesse nenhum erro. Não foi exatamente um curso. Mas o contato com o ambiente do estúdio, com o tatuador e seu dia-a-dia já me valeu por muitos cursos. Tive dicas desde assepsia, passando por regulagem de máquina até a tatuagem propriamente dita. Fui apresentado a uma nova profissão. Esta que optei por me dedicar exclusivamente desde então. E que me vem dando uma realização profissional que não tive em nenhum outro ramo.